10/9/2019

Antes de demitir, você fez a sua parte?

Serie: Contratações e demissões

Antes de demitir, você fez a sua parte?

mulher, pensando, reflexão, avaliação, estudo, análise

Da mesma forma que o ser humano deseja se livrar de dores, incômodos, desconfortos físicos, também prefere evitar situações desconfortáveis no trabalho, que provoquem estresse, inclusive quando está no papel de líder.

Muitos dos líderes pecam em não fazer o seu papel devidamente, responsabilizando somente o profissional pela falta de resultados, o demitindo com a ilusão de que é mais fácil e efetivo, sem calcular o custo dessa ação para sua própria área e para a empresa, como um todo.

Mesmo com tanta literatura disponível, com inúmeros programas de treinamentos, Coaching, mentorias, ainda nos deparamos com líderes que focam em gerenciar processos, pensar em como trazer números para a empresa, esquecendo de olhar individualmente para o desenvolvimento da sua equipe.

A grande pergunta é ‘Quantos líderes estão focados no próprio desenvolvimento pessoal e profissional?’ Infelizmente existe um número significativo que não procura desenvolvimento para não mostrar fragilidade, não parecer incompetente, etc. Entendo que aí está a fragilidade maior, pois por orgulho peca em não se desenvolver como poderia, inclusive, como deveria.

Alguns sabem frases decoradas, de trás para frente e de frente para trás, sobre o que é ser um bom líder, como deve proceder, etc, mas têm grande dificuldade em aplicar tal conhecimento. O mais preocupante é quando acreditam realizar, mas estão longe dessas ações.

Parte dos resultados dessa postura é percebido na sua equipe. Acredite, quando sua equipe não se desenvolve como deveria, não traz resultados esperados, a responsabilidade também é do líder.

Portanto, antes de pensar em desligar alguém da sua equipe, faça uma autorreflexão, tanto sobre sua postura, quanto sua forma de conduzir seus funcionários.

Perguntas para reflexão

Refletir, brainstorming, líder, profissional
  • Qual o grau de maturidade de cada membro da tua equipe, em cada atividade?
  • Quais são seus gaps e como você apoia para reverter esses gaps?
  • Como você acompanha e promove o desenvolvimento da sua equipe?
  • Quais os objetivos dos seus funcionários? Tem espaço para crescimento horizontal e/ou vertical dentro da empresa?
  • Quando um profissional demonstra queda de performance, como você procede para que ele volte a produzir melhor?

Antes de demitir

  • Procure entender o que gerou uma queda de resultados;
  • Faça um acompanhamento para melhor aproveitar o profissional;
  • Através de uma conversa apresente para ele a situação real e se mostre apoiador para que esse status possa alterar;
  • Combine com ele um prazo para poder avaliar a evolução profissional;
  • Quando necessário, existem advertências que podem ser ministradas, principalmente com comportamentos muito inadequados.

E quando não evolui?

juíz, cartão vermelho, demissão, gameover

Após realmente acompanhar, seja direcionando quando o grau de maturidade na função é mais baixo, ou mesmo, delegando e acompanhando resultados, revendo função e expectativas, para realocar, se for possível, se ainda assim você percebe que não há evolução e, talvez, desinteresse, pode ser necessário demitir. Quando esse necessidade não é respeitada, existem impactos diretos e indiretos na equipe, os quais você pode ler em maiores detalhes no conteúdo ” Por que não demitir?

Demitir, salvo casos graves, não deve ser a primeira opção, caso isso aconteça, reveja sua liderança.

Revisão: Felipe Toazza Caldeira

Receba nossos posts por e-mail

Melhore sua vida profissional

Muito obrigada! Logo entraremos em contato.
Oops! Algo não funcionou como deveria, confira seus dados!
Nós odiamos lixo eletrônico, tanto quanto você.

Acompanhe:

Fale com a Daiane Cordeiro Coach em Curitiba pelo whatsappFacebook da Daiane Cordeiro Coaching & Training, Coach e Treinamentos focados em melhorar seus resultados em Curitiba e regiãoInstagram da Daiane Cordeiro Coach and Training Curitiba. Conheça o método que vai mudar sua vida profissional.Adicione a Daiane Cordeiro no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.Adicione o canal da Daiane Cordeiro Coach em Curitiba
Grimpo Comunicação, atraia mais clientes através da internet. Criação de Sites, Marketing Digital e mais serviços pensados para aumentar seu faturamento.