14/6/2018

Carreira de sucesso ou maternidade?

É possível conciliar?

Carreira de sucesso ou maternidade?

É possível conciliar?

Crescer, namorar, casar e ter filhos, seria o sonho de toda mulher, certo? Errado.

Cada vez mais surgem mulheres que não têm esse desejo, algumas em ordens e prioridades diferentes da pergunta, mas o fato é que as pesquisas mostram que aumenta o número de mulheres que casam e têm filhos mais tarde, o que leva a interpretar que pode ser por preferir estudar e investir na Carreira antes de casar e/ou ter filhos. Até aqui parece uma simples escolha e seria se, por trás disso, não houvesse uma carga emocional de conflitos internos interferindo nesse universo.

Seguem hipóteses de algumas razões significativas que contribuem para tal conflito:

  • Por um lado ainda contamos com cenários de desigualdade entre a valorização dos homens e mulheres no Mercado de trabalho. Segundo dados do IBGE as mulheres tendem a estudar mais, trabalhar mais, porém,com salários inferiores aos salários dos homens;
  • Necessidade de contribuir financeiramente para o sustento da família;
  • Receio do preconceito dos gestores e medo de perder o emprego;
  • O relógio biológico da mulher também interfere e à partir dos 31 anos, existe uma redução de tentativas para engravidar, com aumento do tempo para conseguir. Com 36 os números são mais chamativos, conforme reportagem da Revista Pais e Filhos;
  • Somado ao relógio biológico, o psicológico da mulher interfere significativamente, de forma a não realizar o que deseja, no tempo idealizado;
  • Receio de não conseguir dar conta de todas as atividades que precisará realizar, visto que existem números do IBGE que apontam que tarefas domésticas e cuidados com pessoas ainda têm predominância feminina.

Algumas, talvez poucas, empresas estão com a mentalidade cultural mais evoluída, dando maior apoio para as mães, inclusive com programas muito bacanas, tanto para antes da gestante ganhar seu filho, quanto com estrutura de creches para depois, trazendo maior tranquilidade para o período de adaptação com a nova realidade.

No intuito de focar na Carreira, mas com novas perspectivas, o número de mulheres que buscam carreiras independentes,com horários flexíveis, também cresce significativamente, com maior responsabilidades para cuidar dos filhos, trabalhar de forma mais tranquila, muitas vezes produzindo mais e melhor, quando comparado à pressão de cumprir um horário padrão.

Em alguns casos, existem pessoas que após uma reflexão familiar, um dos cônjuges passa a ficar em casa enquanto o outro continua com o trabalho remunerado. Vale refletir sobre essa escolha e fazer um planejamento, visto que pode gerar uma dificuldade na tentativa de voltar para o Mercado de trabalho formal.

O fato é que independente da alternativa, o diálogo é fundamental para entender o que seria o melhor caminho para ambos, lembrando que para trazer segurança e tranquilidade para os filhos, os pais precisam estar seguros com suas escolhas também.

É possível administrar Carreira e maternidade, mas para isso, em cada etapa devida a família deverá entender as prioridades do momento e organizar juntos como melhor gerir o tempo, para que ambos consigam executar atividades, evoluírem suas carreiras, sem terceirizar a educação e os cuidados com os filhos.

Receba nossos posts por e-mail

Melhore sua vida profissional

Muito obrigada! Logo entraremos em contato.
Oops! Algo não funcionou como deveria, confira seus dados!
Nós odiamos lixo eletrônico, tanto quanto você.

Acompanhe:

Fale com a Daiane Cordeiro Coach em Curitiba pelo whatsappFacebook da Daiane Cordeiro Coaching & Training, Coach e Treinamentos focados em melhorar seus resultados em Curitiba e regiãoInstagram da Daiane Cordeiro Coach and Training Curitiba. Conheça o método que vai mudar sua vida profissional.Adicione a Daiane Cordeiro no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.Adicione o canal da Daiane Cordeiro Coach em Curitiba
Grimpo Comunicação, atraia mais clientes através da internet. Criação de Sites, Marketing Digital e mais serviços pensados para aumentar seu faturamento.