25/4/2018

Coaching ou Terapia?

Terapia ou Coaching?

Coaching ou Terapia?

Em momentos de desejo de mudança, angústia relacionada à própria vida, inquietações variadas, podem surgir algumas dúvidas sobre como encontrar alternativas para seguir e, ao pensar em quem procurar para apoio, é natural não saber exatamente  para qual profissional é possível recorrer: Coach ou Psicoterapeuta?

Ambos trabalham com a mente humana,ouvem, contribuem para o autoconhecimento através de perguntas que geram insights e reflexões, apoiam em transformações importantes, o que não significa ser exatamente o mesmo trabalho. Embora exista uma matéria sobre como identificar sinais para fazer terapia, é importante esclarecer ou reforçar a diferença entre esses processos tão importantes:

Coaching: Utiliza ferramentas, técnicas e conhecimentos baseados em algumas ciências como Psicologia, neurociência, administração, planejamento estratégico, etc, com intuito de auxiliar um indivíduo (saudável psicologicamente) a alcançar sonhos, metas e objetivos, o convidando ao autoconhecimento para identificar barreiras e recursos internos, muitas vezes despercebidos, tanto para transpor ou fortalecer, sequencialmente, de forma a alcançar o estado desejado, em um curto espaço de tempo. O Coaching se aplica em diferentes nichos, como de Carreira, Emagrecimento, de Relacionamento, Financeiro, Coaching para concursos, etc.

Terapia: Utiliza um conjunto de práticas psíquicas, corporais e/ou espirituais, as quais têm objetivo na saúde, harmonia e equilíbrio do indivíduo. Ela convida ao autoconhecimento, proporcionando auto aceitação, bem como recursos internos para lidar com os desafios da vida.” Como disse Jung “O principal objetivo da Terapia Psicológica não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas sim ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento. A vida acontece no equilíbrio entre a alegria e a dor. Quem não se arrisca para além da realidade, jamais encontrará a verdade.”

Mas quando recorrer a um e/ou outro?

É preciso fazer uma autorreflexão observando seu estado atual e, caso esteja dando conta das suas atividades relacionadas ao trabalho, estudo, relacionamentos familiares e sociais, porém percebe que deseja atingir ou mudar algo, como por exemplo: não conseguir identificar a carreira a seguir; o curso que faz não era o que desejava e não sabe o que gosta; não gostar das atividades do trabalho, ou então, da empresa que está inserido; pode ser uma excelente oportunidade para procurar um Coach.

Porém se você não estiver dando conta emocionalmente das suas atividades diárias, ou mesmo, sentir que alguns traumas adquiridos ao longo da sua vida de alguma forma estão presentes, pode ser uma oportunidade excelente para fazer terapia.

É possível precisar de ambos? Com certeza. Caso você precise de apoio para atingir determinado objetivo, mas emocionalmente está desestabilizado, não consegue realizar as atividades diárias, etc, pode ser apenas por uma insatisfação com algo que faça, mas pode ser algo mais profundo, portanto pode ser necessário fazer Coaching e Terapia em conjunto, para resultados mais efetivos e maior harmonia.

Um alerta muito importante é sobre o cuidado do profissional a procurar, pois ele deve perceber tais questões para orientar melhor quando o indivíduo deve fazer um e/ou outro.

Revisão: Felipe Toazza Caldeira

Receba nossos posts por e-mail

Melhore sua vida profissional

Muito obrigada! Logo entraremos em contato.
Oops! Algo não funcionou como deveria, confira seus dados!
Nós odiamos lixo eletrônico, tanto quanto você.

Acompanhe:

Fale com a Daiane Cordeiro Coach em Curitiba pelo whatsappFacebook da Daiane Cordeiro Coaching & Training, Coach e Treinamentos focados em melhorar seus resultados em Curitiba e regiãoInstagram da Daiane Cordeiro Coach and Training Curitiba. Conheça o método que vai mudar sua vida profissional.Adicione a Daiane Cordeiro no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.Adicione o canal da Daiane Cordeiro Coach em Curitiba
Grimpo Comunicação, atraia mais clientes através da internet. Criação de Sites, Marketing Digital e mais serviços pensados para aumentar seu faturamento.