16/3/2017

Cristiane Luchese de Moraes e Silva

Série Mulheres Incríveis

Que tal mais uma história de uma mulher incrível, que expõe sua trajetória, conflitos, sucessos, desafios e êxito, assim como muitos de nós?

Confira a entrevista da Coach Daiane Cordeiro com Cristiane Luchese de Moraes e Silva, Psicóloga, mãe, esposa, ser humano!

- Em que momento da sua vida você sentiu qual carreira desejava seguir?

"Isso me lembra uma história antiga a respeito dos meus interesses e sonhos da infância. A primeira lembrança é com 12 anos. Buscava leituras sobre comportamento humano, sobre reações emocionais e sentimentos, tudo me encantava nesses assuntos. Só não sabia que nome tinha ou que carreira seria. O nome psicologia, como profissão, foi adquirindo forma para mim com o meu amadurecimento. No entanto, os preconceitos e o que seria o trabalho de um psicólogo contaminavam a minha decisão. Adiei a escolha. Após a conclusão do ensino médio, não busquei a psicologia, busquei outros cursos como a medicina e a engenharia química. Dessa forma, minhas crenças profissionais, sobre sucesso, retorno financeiro e estabilidade profissional, me afastaram da psicologia. Deixei as certezas e entrei nas suposições daquilo que me faria feliz. Óbvio que não funcionou, mas foi importante quebrar preconceitos e abandonar essas crenças que me aprisionavam em estereótipos profissionais."

- Quais os desafios encontrados para seguir esse caminho escolhido?

"No meu caso, eu escolhi como área de atuação a psicologia clínica. Há muitos campos de trabalho do psicólogo. Cada campo tem sua particularidade e desafios no caminho profissional. A construção de um psicólogo clínico é um processo lento e gradual. É como se fosse um trabalho artesanal, é como fazer uma obra de arte. Não dá para correr, porque se perde o tempo: o tempo da secagem da tinta, do ponto certo da linha, da textura da massa para moldar. Vou nomear três desafios que acompanham toda a vida profissional de um psicólogo clínico.

  1. O psicólogo constrói dois caminhos como profissional, um para fora e outro para dentro. O primeiro representa a busca por títulos e validações com cursos, formação, especialização, e o segundo representa o amadurecimento do terapeuta com análise/terapia e supervisão.
  2. É exercer a paciência e suportar a ansiedade.
  3. ‍Enfrentar os medos de se estabelecer profissionalmente, a solidão do consultório, as incertezas do trabalho autônomo e do reconhecimento."

- Em algum momento você repensou sua carreira? Como foi?

"Sim. Inicialmente fiz uma faculdade de engenharia química, frequentei por 4 anos. Gostava do que estudava, das possibilidades de trabalho. Porém, um dia não conseguia ir mais para as aulas, não conseguia mais acordar cedo. Perdia as provas, não tinha forças. Adoeci. Fui buscar ajuda e descobri a depressão. Tranquei a faculdade para me reorganizar, com a intenção de voltar. Iniciei um acompanhamento com uma psicóloga. Precisei resgatar todo o abandono e a rejeição das escolhas e não escolhas que havia feito até então. Retornei à faculdade, mas na psicologia, resgatei aquilo que fazia sentido para mim desde pequena. A compreensão da alma humana, o comportamento humano e suas relações."

- Você faz transição de carreira? Como foi?

Quando fui buscar auxílio num processo de terapia, na época da engenharia química, mudar de profissão não era meu objetivo. Isso se tornou a consequência. Descobri que a minha realização profissional estava em outra profissão, a psicologia. Indiretamente aconteceu uma transição de carreira."

- Como você se reinventa? 

"Busco novos desafios a cada dia: no meu trabalho, pelas ruas que passo, num tempero novo na comida, etc. Porém, a minha maior reinvenção, atualmente, é procurar a mudança em mim, nos meus hábitos, na minha atitude frente a vida."

- Como é conciliar todos os papéis que você cumpre na sua vida?

"Nossa! Malabarismo. Tento organizar esses papéis de um forma matemática. Se a vida corresponde a 100%, divido em porcentagens próximas cada aspecto. Vamos supor que sejam 10 papéis, tento dividir 10% para cada. É claro, que existem épocas que alguns aspectos precisam de mais atenção. Faço esse exercício fictício, justamente, para evitar a concentração de energia em apenas um papel ou esquecer de algum. Acredito que esse é o grande desafia do vida, nos desenvolver em todos os papéis e não polarizar em apenas um."

- Qual sua missão de vida?

"Não sei se posso chamar de missão, mas é me sentir útil. Poder contribuir com o meu conhecimento e a minha experiência àqueles que estão ou passam pela minha vida.

- O que faz você levantar todos os dias animada para trabalhar?

"Adoro o que faço. Ver as pessoas que acompanho no meu trabalho se transformando, adquirindo consciência e se tornando responsáveis pela própria vida."

- O que é mais difícil na sua profissão?

"A solidão."

- Qual seu legado para a sociedade e familiares?

"Um legado é algo muito sério e de responsabilidade. Não sou um bom modelo para isso, tenho minhas dificuldades pessoais. O que busco é um constante desenvolvimento e amadurecimento. Sempre oriento familiares e amigos sobre a importância do autoconhecimento, da identificação das projeções e do contato com nossa essência. Sou quase uma ativista sobre esses assuntos. Se isso for um legado, então esse seria o meu."

  • Cristiane Luchese de Moraes e Silva é Psicóloga clínica, graduada pela PUCPR
  • Especialista em Psicologia Analítica, pela PUCPR
  • Trabalhou no Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro e no CASP II
  • Participa de grupo de estudo em Psicologia Analítica e em Sandplay
  • Atualmente como candidata a terapêuta em Sandplay pelo IBTsandplay

Receba nossos posts por e-mail

Melhore sua vida profissional

Muito obrigada! Logo entraremos em contato.
Oops! Algo não funcionou como deveria, confira seus dados!
Nós odiamos lixo eletrônico, tanto quanto você.

Acompanhe:

Adicione a Self no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.Facebook da Self Coaching & Training, Coach e Treinamentos focados em melhorar seus resultados em Curitiba e regiãoInstagram da Self Coach and Training Curitiba. Conheça o método que vai mudar sua vida profissional.Adicione a Self no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.Adicione a Self no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.
Grimpo Comunicação, atraia mais clientes através da internet. Criação de Sites, Marketing Digital e mais serviços pensados para aumentar seu faturamento.