5/11/2019

Desenvolvimento de Carreira: Cada um cuida do seu

Série: Desenvolvimento de Carreira

“Como as empresas possuem programas para cuidar do desenvolvimento de carreira dos profissionais, espero que ela cuide do meu também”.

Esse pensamento está adequado?

Para iniciar a reflexão sobre a pergunta feita, te convido a pensar sobre quais possíveis consequências podem existir diante das suas escolhas sobre tomar iniciativa ou assistir avida na “plateia”, deixando que outras pessoas a dirijam.

Para tentar ilustrar melhor esse pensamento, vamos comparar a outras situações, como por exemplo:

‘Se você ama muito uma pessoa, que você quer que seu relacionamento com essa pessoa seja positivo, tenha diálogo construtivo, respeito, empatia, que construam juntos bons momentos, você contrata um consultor e pede para que ele faça isso por você ou você mesmo precisa se desenvolver para construir esse relacionamento positivo?’

Você pode terceirizar o que compete a você, mas tudo tem um preço e essa conta vem em algum momento da sua vida.

O mesmo acontece em relação à carreira, pois você pode entender que a responsabilidade pelo que acontece pela sua carreira, independente de empresa, é sua, ou então, deixar que alguém cuide para você, só depois não reclame daquilo que você deixou outro cuidar e não cuidou como você acha que ele deveria.

É compreensível que algumas vezes o indivíduo não saiba como fazer isso, por não ter referências à respeito, portanto, nesse cenário há necessidade de apoio de outras pessoas que saibam como ajudar. Essas pessoas podem ser amigos, gestores, ou mesmo, consultores, mentores, Coaches, ou ainda, veja as dicas que trago a seguir para contribuir com você.

5 dicas para desenvolver sua carreira:

dicas, anotação, carreira, coaching, mentoria

1. Saber onde deseja chegar

É fundamental que, antes de quaisquer ações a tomar, você trace seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Imagine que você objetiva estar trabalhando na Suíça em 10 anos (longo prazo) e não no Brasil, escolha essa que mudará os seus objetivos iniciais, para direcionar para esse caminho em 10 anos.

Minha sugestão é que inicie com as metas de longo prazo, por exemplo 10 anos, e depois direcione metas para 2 anos e 5 anos. Dentro dessas metas é importante considerar também competências a desenvolver, tanto dentro de possíveis gaps atuais, quanto para alcançar patamares desejados na carreira. Para cada meta estabeleça um prazo de conclusão.

2. Ter ciência do que não deseja para sua carreira

Tão importante quanto saber o que você deseja para sua carreira é saber o que não deseja, pois dessa forma você já elimina caminhos indesejados e também evita correr o risco de escolher algo no desespero, por se achar sem opções, em momento de fragilidade.

3. Levantar o que possui atualmente

Além de traçar objetivos desejados, você deve fazer um levantamento do que possui, seja em conhecimentos técnicos, seja em competências comportamentais, mas também recursos para preparações necessárias.

4. Planejamento da carreira

Após objetivos traçados, consciência do que não deseja, levantamento dos recursos existentes, complemente seu Planejamento com ações ou condutas necessárias para cada objetivo a ser alcançado.

5. Mãos à obra

Agora você já refletiu e planejou seus passos para desenvolver sua carreira, então é momento de agir, colocar em prática seu Planejamento, atento aos prazos e recursos necessários. Conforme o andamento do planejamento, faça revisões periódicas para possíveis ajustes necessários.

Revisão do texto: Felipe Caldeira

Receba nossos posts por e-mail

Melhore sua vida profissional

Muito obrigada! Logo entraremos em contato.
Oops! Algo não funcionou como deveria, confira seus dados!
Nós odiamos lixo eletrônico, tanto quanto você.

Acompanhe:

Fale com a Daiane Cordeiro Coach em Curitiba pelo whatsappFacebook da Daiane Cordeiro Coaching & Training, Coach e Treinamentos focados em melhorar seus resultados em Curitiba e regiãoInstagram da Daiane Cordeiro Coach and Training Curitiba. Conheça o método que vai mudar sua vida profissional.Adicione a Daiane Cordeiro no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.Adicione o canal da Daiane Cordeiro Coach em Curitiba
Grimpo Comunicação, atraia mais clientes através da internet. Criação de Sites, Marketing Digital e mais serviços pensados para aumentar seu faturamento.