31/7/2019

Entrevista por competência comportamental

Série Contratações e demissões

Série: Contratações e demissões - Entrevista por competência comportamental

cérebro, psicologia, comportamentos, pessoa

A grande missão da área de Recursos Humanos (RH) é atrair e preservar talentos, tarefa essa bastante desafiadora em um mercado tão competitivo e com transformações consideráveis em velocidade cada vez maior.

O perfil dos profissionais está mudando significativamente, basta observar as novas gerações, bem como as empresas e, dependendo do segmento, em maior ou menor velocidade.

Neste conteúdo vou dividir experiência e conceitos estudados, para contribuir com você, que acompanha nossos conteúdos.

Por que entrevista por competência comportamental?

Mesmo com tantos avanços, com tantas transformações, algo ainda acontece com grande força nas corporações: “se contrata pelas competências técnicas e se demite pelas competências comportamentais”, essa frase virou um jargão nas empresas. E justamente por essa questão que muitas empresas aderiram à gestão por competências, ou então, as que não aderiram a técnica por completo, buscam atrair seus talentos olhando um pouco mais para a parte comportamental, em uma das etapas do Recrutamento& Seleção (R&S).

Para poder utilizar a gestão por competência, o RH deve se estruturar, através de planejamento, estudos e treinamentos da equipe, bem como alinhamento com a alta direção, visto que sem esse apoio, inclusive por experiência própria, o êxito dessa escolha estará comprometido.

Dentro do “Mapeamento do perfil” de cada cargo ou função da empresa, existem as competências comportamentais e o peso de cada uma delas, para cada nível de cargo, inclusive. Com base no perfil de cada cargo, somado aos valores e perfil da empresa, a equipe de R&S terá base para poder planejar a entrevista por Competência Comportamental, utilizando perguntas abertas e/ou fechadas, conforme necessidade.

O que podemos entender por perguntas fechadas?

foco, objetivo

Perguntas fechadas são aquelas que permitem respostas diretas e objetivas como “sim” ou “não”, “pode” ou “não pode”, etc, sem muitas contextualizações. Muitas vezes são usadas, pelos entrevistadores, para cortar pessoas prolixas, mas também, conforme o entrevistado, pode ajudar a se desarmar nas perguntas abertas, visto que é natural certo nervosismo.

O que são perguntas abertas?

Perguntas abertas são perguntas que permitem o indivíduo a contextualizar uma história, responder conforme sua interpretação, trazer informações mais completas.

A Maria Odete Rabaglio, profissional com grande experiência e autora do livro Gestão por competências, usa a sigla SAC para contextualizar o que precisamos saber através de perguntas abertas:

“A situação em que tudo aconteceu.

As ações que tomou dentro da situação.

As consequências atingidas através das ações.”

Geralmente, quando o candidato não traz todas as informações, o entrevistador complementa a pergunta com outras perguntas. Portanto, a não ser que você saiba exatamente o que agrada determinada empresa e o que corresponde à função que você se candidata, formatar respostas prontas é um grande equívoco e risco.

Caso você deseje entender sobre como se preparar para uma entrevista e os cuidados que deve ter, leia o conteúdo “É possível se preparar para uma entrevista?” no blog do site.

Uma história para ilustrar

Uma profissional foi participar de um processo seletivo, em determinado momento de sua vida, mas durante as etapas, perdeu o interesse pela vaga, pois não correspondia ao que desejava para sua carreira, foi então que buscou mostrar comportamentos que ela acreditava desagradar equipes de seleção e, para sua grande surpresa, ela foi a única aprovada, pois era o perfil que desejavam. Conto essa história para que você entenda que o perfil desejado pode ser diferente do que você imagina como ideal. Portanto, em um processo seletivo seja você mesmo e responda de forma verdadeira.

Por que avaliar comportamentos de momentos anteriores?

Os comportamentos não são modificados de uma hora para outra, portanto, leva um tempo para isso, caso a pessoa realmente esteja focada nisso. Com base nisso, muitas vezes o comportamento passado se repetirá em nova oportunidade. Assim o R&S pode avaliar os comportamentos desejados para a nova posição a ser assumida.

Competências Técnicas

As competências técnicas precisam estar evidentes no currículo do candidato, inclusive para despertar interesse do recrutador e, geralmente, na entrevista, também serão investigadas. Seja verdadeiro com aquilo que conhece e desconhece, pois você poderá ser convidado a fazer testes para comprovar seu conhecimento, ou então, depois que for aprovado, precisará mostrar na prática tudo que disse saber fazer.

Faz sentido perguntar sobre questões pessoais?

Desvendar comportamento, pessoa, mulher, carreira, investigar

Por mais que exista cuidado e você se molde para o convívio no ambiente de trabalho, você não é uma pessoa totalmente diferente em ambientes diferentes, até porque isso não se sustenta. Por exemplo, caso você seja uma pessoa comunicativa, será comunicativo em casa, no trabalho, com os amigos. Se você for teimoso, provavelmente repetirá esse comportamento nas variadas relações que possui. Por isso as perguntas, muitas vezes, fogem um pouco do ambiente corporativo, para que o entrevistador entenda seus comportamentos em ambientes diferentes.

Ao responder, não tente adivinhar o que o entrevistador gostaria de ouvir, conforme sua própria perspectiva, pois você pode se enganar.

Volto a dizer que é muito importante você ser você mesmo, valorizando tudo que já construiu e evoluiu na carreira, bem como no seu comportamento. Conte a sua história, sem ser prolixo, mas com os detalhes necessários para que a pessoa que deseja te conhecer, possa realmente te conhecer. Por fim, confie em você e que você será admitido em corporações compatíveis com seu perfil, o que permitirá você ser mais feliz no seu trabalho.

Receba nossos posts por e-mail

Melhore sua vida profissional

Muito obrigada! Logo entraremos em contato.
Oops! Algo não funcionou como deveria, confira seus dados!
Nós odiamos lixo eletrônico, tanto quanto você.

Acompanhe:

Fale com a Daiane Cordeiro Coach em Curitiba pelo whatsappFacebook da Daiane Cordeiro Coaching & Training, Coach e Treinamentos focados em melhorar seus resultados em Curitiba e regiãoInstagram da Daiane Cordeiro Coach and Training Curitiba. Conheça o método que vai mudar sua vida profissional.Adicione a Daiane Cordeiro no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.Adicione o canal da Daiane Cordeiro Coach em Curitiba
Grimpo Comunicação, atraia mais clientes através da internet. Criação de Sites, Marketing Digital e mais serviços pensados para aumentar seu faturamento.