21/11/2018

Existe Black Friday?

Ou é apenas enganação?

Muito embora existam versões diferentes, a mais considerada é de que a Black Friday surgiu na Filadélfia, nos Estados Unidos da América, por ser o dia após o feriado de Ação de Graças, que abre as compras para o Natal e as ruas ficavam tomadas de carros, com grande tumulto, então os policiais apelidaram de “sexta-feira negra”, por ser caótico segundo suas percepções. Por ser abertura das compras de Natal, os preços estavam significativamente mais baixos, o que levava ao grande consumismo. O fato é que isso se espalhou pelo mundo, não necessariamente com o mesmo nome.

O Brasil levou vários anos para aderir à Black Friday, iniciando em 2010, inicialmente com vendas online, via e-commerce. Após um faturamento bastante considerável, a Black Friday foi chamando atenção dos lojistas e hoje ela atinge tanto e-commerce quanto lojas físicas. Alguns anos atrás ela foi muito mal vista pelos consumidores, visto que algumas redes aumentavam seu preço dias antes da Black Friday e depois baixavam o valor, alegando 50% de desconto. Então ficou apelidada negativamente como “Metade do dobro”, afetando empresas que estavam fazendo o processo deforma correta.

O fato é que existem empresas que realmente aderem à Black Friday, se preparando estruturalmente muito antes e, diferente de algumas crenças populares, não utilizam apenas para queima de estoque. Existe um grande preparo para a Black Friday, envolvendo maior produção, cuidado na estrutura de equipe, cuidando fortemente da retaguarda, para atender a demanda do comércio. Existem empresas que não só não fazem queima de estoque, quanto não trabalham com estoque parado, são intermediárias entre vários fornecedores e cliente final, na venda de varejo.

Mas, o mais importante para você que chegou até aqui no texto é como tirar o melhor proveito da Black Friday?

1. Cuide para não consumir aquilo que nunca vai usar, apenas porque está mais barato, ou seja, faça uma lista do que você precisa comprar, tanto para presentes natalinos, quanto necessidades pessoais;

2. Conheça o estabelecimento que está comprando, principalmente no caso de vendas online, pesquise em ferramentas de reclamação como o https://www.reclameaqui.com.br/ e veja o histórico de reclamações, bem como respostas e soluções para os consumidores reclamantes. Dificilmente o estabelecimento não terá nenhuma reclamação, mas o mais importante a ser observado é o número de reclamações, bem como as soluções.

3. Quanto maior o volume de compras, maior o tempo para a entrega dos produtos, então evite comprar algo que precisa com grande urgência, ou então, esteja ciente de possíveis atrasos, evitando assim se aborrecer.

4. Acompanhe os preços com antecedência, olhando modelos e marcas, pois algumas empresas divulgam preços excelentes de produtos mais desejados pelos consumidores, mas de marcas inferiores e, na ansiedade de não perder as ofertas, os consumidores adquirem produtos de baixa qualidade.

5. Cuidado com“milagres”, pois para o comércio é grande oportunidade de venda, visto que algumas empresas têm na Black Friday entre 10% e 20% do faturamento anual.  Pesquise, verifique, analise para não ser prejudicado. Os descontos variam, alguns lugares anunciam entre 2% e 70% de desconto. Naturalmente os maiores descontos são em menor quantidade de produtos. Reflita o que realmente vale a pena para você. E lembre-se, a conta precisa ser paga da mesma forma, então veja o quanto é possível consumir, para não assumir dívidas que vão te prejudicar futuramente.

Boa Black a todos.

Receba nossos posts por e-mail

Melhore sua vida profissional

Muito obrigada! Logo entraremos em contato.
Oops! Algo não funcionou como deveria, confira seus dados!
Nós odiamos lixo eletrônico, tanto quanto você.

Acompanhe:

Adicione a Self no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.Facebook da Self Coaching & Training, Coach e Treinamentos focados em melhorar seus resultados em Curitiba e regiãoInstagram da Self Coach and Training Curitiba. Conheça o método que vai mudar sua vida profissional.Adicione a Self no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.Adicione a Self no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.
Grimpo Comunicação, atraia mais clientes através da internet. Criação de Sites, Marketing Digital e mais serviços pensados para aumentar seu faturamento.