19/10/2016

Funcionário ruim

Bom empreendedor... Será?

Até muito pouco tempo atrás não se ouvia falar em Startups e, de repente o assunto virou pauta em notícias, redes sociais, reuniões, universidades, entre outros cenários. Será que virou moda?

Existe uma tendência para crescimento muito favorável para esse segmento, pois muitos, sejam Aceleradoras ou Investidores, enxergaram todo o potencial que as Startups possuem.

No entanto, é necessário muito cuidado quando os profissionais começam a pensar que abrir uma Startup é a Solução ‘milagrosa’ para as suas frustrações ou problemas.

O ritmo de trabalho, para realmente alavancar uma Startup, bem como atrair Investidores não é aquela ideia que muitos fazem de que trabalham 4 ou 6 horas e vão surfar no resto do tempo do seu dia. Podem existir “vendedores de milagres” ganhando muito dinheiro para vender essa ilusão. Acreditar nisso é como acreditar em propagandas milagrosas de produtos que dizem “Emagreça 20 kgs em 2 meses comendo tudo que você gosta”. Empresas assim continuam ganhando muito dinheiro, pois existe uma boa quantidade de pessoas que sonham com ótimos resultados com pouco esforço.

Vale ressaltar que antes de pensar em abrir uma Startup é necessário pensar sobre você mesmo(a), ou seja, avaliar suas competências comportamentais favoráveis para ser um Empreendedor. Lembre que ao abrir uma Startup, a tendência é que no máximo existam 4 pessoas envolvidas, o que representa no início existir divisão de tarefas, em que os Empresários são operacionais e estratégicos ao mesmo tempo. Significa estar de olho no mercado, nas tendências, ter foco nos resultados, mas também, cuidar do contas a pagar e receber, ou ainda, fazer as ações de prospecção e divulgação do seu produto.

Perceber como você se comporta como funcionário já pode trazer vários insights. Por exemplo, um profissional que necessita sempre de direcionamento do gestor ou de outra área, ao abrir uma Startup, dificilmente muda esse comportamento repentinamente.

Se o profissional tiver um ritmo mais lento ao executar as atividades, fazendo tudo de forma muito tranquila, serena, não será o Empreendedor dinâmico e cheio de energia em 24 horas só porque abriu sua própria Startup.

Aqui não ouso dizer que as pessoas estejam fadadas a permanecerem iguais e sou exatamente contrária à essa ideia, pois a partir de um desejo sincero de mudança, o indivíduo muda. Contudo, a mudança de hábito é algo possível, mas também um pouco mais lento do que muitos sonham.

Avalie se você é uma pessoa que se percebe da mesma forma que é percebido, pois assim terá mais subsídios para refletir o quanto tem conhecimento sobre si mesmo. Posteriormente avalie o por que você deseja abrir uma Startup, se tem relação com o seu perfil, com a paixão pelo negócio, pela ideia de produtos que tragam soluções para a vida das pessoas. Socialmente, qual o benefícios do seu produto e da sua empresa? Por que alguém investiria no produto, em você?

Se a primeira e única resposta for: Porque não quero ter chefe, reavalie seus desejos. Se acompanhada desse pensamento for: porque quero trabalhar menos e ter mais tempo livre, também reconsidere, pois geralmente você vai trabalhar mais tempo do que em outras empresas.

Receba nossos posts por e-mail

Melhore sua vida profissional

Muito obrigada! Logo entraremos em contato.
Oops! Algo não funcionou como deveria, confira seus dados!
Nós odiamos lixo eletrônico, tanto quanto você.

Acompanhe:

Adicione a Self no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.Facebook da Self Coaching & Training, Coach e Treinamentos focados em melhorar seus resultados em Curitiba e regiãoInstagram da Self Coach and Training Curitiba. Conheça o método que vai mudar sua vida profissional.Adicione a Self no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.Adicione a Self no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.
Grimpo Comunicação, atraia mais clientes através da internet. Criação de Sites, Marketing Digital e mais serviços pensados para aumentar seu faturamento.