7/8/2019

Iniciando em um novo trabalho

Série: Contratações e demissões

Série: Contratações e demissões – Iniciando em um novo trabalho

 

Relações interpessoais

 

pessoas, grupo, relacionamento interpessoal

Ao iniciar a relação interpessoal, com um determinado grupo, como você se sente?

Quais são seus anseios? Você já se sente a vontade ou fica mais reservado?

Se as pessoas já se relacionam a algum tempo e falam de forma natural sobre fatos, momentos, usam terminologias que para elas são comuns, você consegue compreender absolutamente tudo?

Agora incremente às reflexões anteriores o fato de você receber para estar naquele grupo, precisando entregar resultados, ser avaliado por isso, como é para você?

 

Algo comum para todos

Todo ser humano possui emoções ditas básicas como medo, ansiedade, alegria, dentre outras, bem como necessidades ao iniciar o relacionamento interpessoal em um grupo, seja esse grupo onde for: trabalho, amigos, religião ou sociedade.

Uma emoção fácil de identificar e bastante comum, quando estamos nos inserindo em novo grupo, é a ansiedade, que pode ser provocada por vários fatores, como:

• Necessidade de ser aceito;

• Necessidade de ser respeitado e valorizado;

• Necessidade de mostrar seu talento;

• Necessidade de desenvolver bom relacionamento com superior e colegas;

• Receio de ser julgado ou mal avaliado;

• Receio de errar ou não dar conta das atividades;

• Receio de dificuldade de relacionamento…

 

Iniciando com tudo

profissional motivado, início de carreira, trabalho, executivo

Independente da emoção que predomina no primeiro dia de trabalho, geralmente, ao iniciar em uma nova oportunidade, o profissional está com boas expectativas, energia para realizações, desejo de fazer a diferença, de fazer parte daquele ambiente, ou seja, está muito aberto positivamente para fazer acontecer.

Faz muita diferença quando existe, do lado da empresa, a contrapartida, entendendo que é um momento importante para cada profissional, assim o recebendo de forma que ele vá se sentido acolhido, com compreensão do modus operandi da empresa, dos setores, dos processos, como funciona o dia a dia de rotina, antes mesmo de mergulhar na ambientação das suas atividades.

Quando as pessoas são recebidas com respeito, tendem a retribuir respeito;

Quando as pessoas se sentem parte do ambiente, têm vontade de voltar e estar realmente presente;

Quando as pessoas são valorizadas pela organização, principalmente pelos líderes, tendem a valorizar e entregar o seu melhor.

 

O contrário também acontece

Ao se sentir apenas um número, a motivação inicial do indivíduo não perdura apenas através dos benefícios e salários, embora, o que muitas vezes “salva” é a equipe da qual ela convive diariamente. Logicamente que estamos falando de uma forma geral, mas existem histórias de vida de pessoas que podem mudar muito o rumo dos acontecimentos. Por exemplo, uma pessoa com baixa autoestima, pode alimentar uma crença limitante de que é o que ela merece e deve suportar.
A grande pergunta é:

É esse tipo de relação que você deseja manter na sua equipe?

Quais os ganhos e perdas que podem ocorrer nesse tipo de relação?

Apenas o primeiro passo

Imaginando que a empresa tem uma visão bastante ampla do quanto as ações impactam nas pessoas e isso se transforma em resultado positivo ou negativo para a própria empresa, o processo de integração é apenas o primeiro passo de uma relação sustentável e de sucesso. E, como toda ação precisa ser avaliada, com o integração não é diferente.

Feedback

Portanto, além de entender o valor desse momento e realizá-lo de forma efetiva, é positivo medir e colher feedback de quais efeitos está surtindo na equipe como um todo, visto que o formato pode ter necessidade de revisão. Ouvir quem está na ponta é fundamental, pois é para eles que a área de Recursos Humanos moldará a forma de realizar esse processo. Mas muito cuidado, busque ajustar o modelo, sem deixar de realizar o momento de integração.

Revisão do texto: Felipe Toazza Caldeira

Receba nossos posts por e-mail

Melhore sua vida profissional

Muito obrigada! Logo entraremos em contato.
Oops! Algo não funcionou como deveria, confira seus dados!
Nós odiamos lixo eletrônico, tanto quanto você.

Acompanhe:

Fale com a Daiane Cordeiro Coach em Curitiba pelo whatsappFacebook da Daiane Cordeiro Coaching & Training, Coach e Treinamentos focados em melhorar seus resultados em Curitiba e regiãoInstagram da Daiane Cordeiro Coach and Training Curitiba. Conheça o método que vai mudar sua vida profissional.Adicione a Daiane Cordeiro no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.Adicione o canal da Daiane Cordeiro Coach em Curitiba
Grimpo Comunicação, atraia mais clientes através da internet. Criação de Sites, Marketing Digital e mais serviços pensados para aumentar seu faturamento.