4/3/2020

Mercado de TI:

Escassez ou despreparo?

Mercado de TI: Escassez ou despreparo?

De “menino do computador” aos “profissionais mais requisitados do mercado de trabalho”, muito se fala sobre os profissionais de TI, sem muitas vezes, saber ao certo o que cada profissional faz, como funciona a carreira, qual o perfil indicado, quais os possíveis nichos de mercado, etc.

Já ouviu aquela frase: “Ou você ama ou você odeia?” Pois é, ela pode ser aplicada para carreira do mundo de TI (Tecnologia da informação). É algo no sentido de que não adianta, apenas, você gostar um pouquinho como usuários de ferramentas e Apps e seguir em frente, ou ainda, ser atraído por notícias de escassez de profissionais no Mercado, como vem acontecendo há algum tempo, pensando que escolhendo esse caminho terá emprego garantido pelo resto da sua vida.

A frustração em cursos de graduação é muito grande, além da dificuldade em crescer como profissional, por seguir em algo que não tem o perfil ou não goste de verdade. É semelhante a seguir em um casamento que você não ama a pessoa, mas se casou por alguma conveniência, pois até dar beijo de bom dia será um fardo, depois de um certo tempo.

Do outro lado da situação, quem contrata desenvolvedores enfrenta um grande desafio, principalmente por profissionais despreparados o suficiente para assumir um cargo.

Por que tanto despreparo?

treinamento, preparação, aprendizado, leitura, evolução, desenvolvimento profissional

Nunca podemos justificar com fatores isolados, porém, as instituições de Ensino precisam de mais velocidade para o desenvolvimento dos profissionais, ou seja, além de acompanhar as novas tecnologias, é fundamental acompanhar também o perfil do Mercado que muda rapidamente.

Por outro lado, os profissionais precisam trabalhar algo muito importante em um profissional de qualquer área: Humildade. O fato de desenvolver algo, entender de uma área que muitos têm dificuldades, não faz de uma pessoa alguém especial, intocável que já sabe tudo. Os profissionais precisam reciclar, fazer treinamentos técnicos, mas também comportamentais, para melhor se relacionar com seus stakeholders. Vale ressaltar que esse preparo é contínuo.

Como avaliar se a carreira na área de TI é para você?

carreira, escolha de carreira, escolha de profissão, escolha de caminho

Ao escolher uma carreira é muito comum e importante o indivíduo levar em consideração o que gosta de fazer no dia a dia. Algumas pessoas que gostam de usar Ferramentas, Aplicativos, ou ainda, que são muito fãs de Jogos, podem acreditar que vão gostar de trabalhar com desenvolvimento de softwares, sejam eles quais segmentos forem. Essas pessoas podem acertar, mas também podem se enganar. Nem sempre o perfil de uma pessoa que será usuária de sistemas é compatível como perfil que se encaixa com profissionais que desenvolvem programas.

Quando sou procurada por pessoas em dúvida para iniciar em uma carreira, ou então, para fazer transição de carreira, eu gosto de recomendar uma experimentação, mesmo que de forma simples, para poder perceber se gosta ou não daquela atividade. Atualmente temos acesso a treinamentos, fóruns, possibilidades diversas para aprender a fazer qualquer coisa. Portanto, falando sobre TI, escolha uma linguagem de programação e tente fazer um programa simples, para iniciantes, através de orientações vistas pelo Google, Youtube, etc.

Se você gostar muito, avance em mais testes até definir que caminho seguirá. Se achar meio chato, talvez seja a hora de pular fora e buscar outra atividade para testar.

Como toda profissão, é necessário avaliar se a carreira de TI é compatível com seu perfil, se você realmente gosta e deseja seguir para fazer a diferença, se preparando constantemente, ouvindo feedbacks para seu desenvolvimento profissional e fazendo os ajustes necessários, pois assim evoluirá profissionalmente.

Revisão: Felipe Toazza Caldeira

Receba nossos posts por e-mail

Melhore sua vida profissional

Muito obrigada! Logo entraremos em contato.
Oops! Algo não funcionou como deveria, confira seus dados!
Nós odiamos lixo eletrônico, tanto quanto você.

Acompanhe:

Fale com a Daiane Cordeiro Coach em Curitiba pelo whatsappFacebook da Daiane Cordeiro Coaching & Training, Coach e Treinamentos focados em melhorar seus resultados em Curitiba e regiãoInstagram da Daiane Cordeiro Coach and Training Curitiba. Conheça o método que vai mudar sua vida profissional.Adicione a Daiane Cordeiro no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.Adicione o canal da Daiane Cordeiro Coach em Curitiba
Grimpo Comunicação, atraia mais clientes através da internet. Criação de Sites, Marketing Digital e mais serviços pensados para aumentar seu faturamento.