19/12/2019

Paternidade e Carreira

Série: Família e Carreira

PATERNIDADE E CARREIRA

Maternidade e paternidade são feitas de muitas alegrias e desafios ao mesmo tempo, mas embora para cada um se apresente com características diferentes, é inegável a transformação que ocorre, trazendo alegrias, anseios e responsabilidades também.

Muitos homens dão depoimentos variados sobre o momento em que se deparam coma paternidade, mas o fato é que a maioria sente um certo baque quando pegam o filho no colo pela primeira vez e um misto de emoções acontece, trazendo pensamentos variados, desde “caramba é meu filho”, até “tenho que trabalhar muito e não posso perder o emprego, porque sou responsável por esse serzinho”, como se ele fosse o único responsável em prover o sustento do filho.

Homens e mulheres compartilham emoções, alegrias e preocupações com a chegada de um filho em suas vidas. Geralmente o olhar está mais voltado para a mãe, por carregar dentro do seu ventre, parir e amamentar o filho, entretanto, ambos são pais da mesma forma e têm responsabilidades compartilhada em contribuir no desenvolvimento emocional, psicológico, físico e social de um filho.

Não é raro encontrar homens que amarguram grande preocupação em achar que é sua responsabilidade prover o sustento da família, ser o lado forte, se cobrando excessivamente para equilibrar as atividades como marido, pai e profissional.

Será que existe puerpério masculino? O puerpério da mulher acontece no período pós-parto, levando em conta alterações biológicas, hormonais e psicológicas. Embora os homens não tenham alterações físicas, estão em processo de transformação também, mas, infelizmente, não contam com a mesma rede de apoio que, atualmente, as mulheres podem ter.

Se formos pensar, essa linha de pensamento de provedor está relacionada com os tempos antigos, em que as mulheres cuidavam da prole e os homens saiam caçar para trazer o alimento para a família, o que faz com que muitos tenham esses registros arraigados sem perceber.

Os tempos evoluíram e precisamos evoluir nesses pensamentos também, inclusive dentro das empresas, que têm maior apoio para as mulheres, mas não para os homens. Basta ver a nossa legislação que garante 4 meses para a mulher (o que é pouco, levando em conta o processo de aleitamento materno), contudo, para o homem, a licença paternidade é de 5 dias corridos, pela Lei Federal.

Em 5 dias é possível uma adaptação e compreensão do seu papel atual na família e sociedade? Falta tempo até para o entendimento de como o homem poderá apoiar a esposa em todo o novo processo que ocorre com a chegada de um filho família.

Que tal pensar em Iniciativas?

PAI, PREOCUPADO, PENSANDO, PENSAMENTO

Meu convite é que as áreas que cuidam de pessoas nas empresas pensem em programas para mães e pais, seja através de palestras, apoio pré e pós nascimento do filho, como, dentro do possível, férias casada com a licença-paternidade.

Enquanto isso não acontece, que tal os próprios homens formarem uma rede de apoio masculina?

Dicas para o processo da paternidade

Para os que desejam apoio e não encontram, busquem recursos em literaturas, para melhor adaptação, melhor entendimento do momento e, acima de tudo, procurem manter a calma, viver um dia de cada vez, porque a ansiedade sobre o que pode ocorrer no futuro, atrapalha muito nesse momento.

No trabalho, procure dialogar com a sua gestão para encontrar apoio e foque em fazer o seu melhor, como sempre, ajustando, mais do que nunca, a sua gestão do tempo, para equilibrar o novo papel na sua vida.

Como sociedade precisamos evoluir nosso olhar para a paternidade e maternidade, dar um passo a frente, sem esperar que o outro faça primeiro.

Revisão de texto: Felipe Toazza Caldeira

Receba nossos posts por e-mail

Melhore sua vida profissional

Muito obrigada! Logo entraremos em contato.
Oops! Algo não funcionou como deveria, confira seus dados!
Nós odiamos lixo eletrônico, tanto quanto você.

Acompanhe:

Fale com a Daiane Cordeiro Coach em Curitiba pelo whatsappFacebook da Daiane Cordeiro Coaching & Training, Coach e Treinamentos focados em melhorar seus resultados em Curitiba e regiãoInstagram da Daiane Cordeiro Coach and Training Curitiba. Conheça o método que vai mudar sua vida profissional.Adicione a Daiane Cordeiro no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.Adicione o canal da Daiane Cordeiro Coach em Curitiba
Grimpo Comunicação, atraia mais clientes através da internet. Criação de Sites, Marketing Digital e mais serviços pensados para aumentar seu faturamento.