22/8/2018

Pensar demais atrapalha?

Veja como.

Não é segredo para ninguém que as pessoas se comportam de formas diferentes, pensam diferente e têm variadas habilidades, ou seja, o que é muito simples para um, pode ser muito complexo para o outro. Dentro disso, nos relacionamos com perfis comportamentais diferentes o tempo todo, seja na família, no trabalho, grupo de amigos ou sociedade em geral.

Dito isso, focarei em um perfil determinado que é das pessoas que analisam muito para iniciar novos projetos, se aventurar em amizades e relacionamentos novos, fazer escolha de cursos, viagens, carreira, portanto, de forma geral, tomar decisões importantes para sua vida.

Esse perfil, normalmente, envolve pessoas que se aprofundam em conhecimento, se exigem bastante e são perfeccionistas, tendendo a ter o mesmo grau de exigência para com os outros. Geralmente são pessoas mais observadoras, reservadas e, embora rígidas, são mais calmas, pelo menos aparentemente. Se você quiser ter um trabalho com muita qualidade, peça para esse perfil.

Então neste momento você pode se perguntar, mas o que poderia ter de prejudicial com tudo isso?

Eu gosto muito de uma frase que diz “nossas forças são também nossas fraquezas”, o que representa dizer que quando usamos algo que pode ser muito bom, dependendo do momento e intensidade, pode nos prejudicar também.

Fazer trabalhos com excelência é maravilhoso, porém o risco é do indivíduo nunca se sentir satisfeito com aquilo que realiza, gerando atrasos, ou ainda, com dificuldades constantes de "acabativa" e entrega. Quando isso acontece, seria de grande contribuição ter alguém para gerenciar essa pessoa, a puxando  para focar também em resultados, não só no processo em si, a ajudando a finalizar o que iniciou.

A pessoa muito perfeccionista tende a estar sempre insatisfeita com o que faz, porque para ela nunca estará perfeito, sempre precisará de ajustes. Dentro desse cenário, a preocupação com a saúde psíquica é válida, por envolver algumas pessoas com características mais depressivas, diante de tanta autocobrança.

O convite que faço é, se você se identificar com os exemplos citados, se permitir arriscar mais, diminuindo a excessiva preocupação com erros e exposições, visto que o que chamamos de erros nos trazem excelentes aprendizados. Se permita ter uma vida mais leve, se desafiar e colocar prazos mais justos para finalizar projetos e tarefas. Exponha suas ideias, mesmo que te pareçam ruins ou bobas, porque podem contribuir muito para os grupos de trabalho e, muitas vezes de uma simples ideia, o grupo vai contribuindo e constroem juntos ideias geniais.

Não se critique tanto, não se cobre tanto, a vida pode ser muito mais leve.

Caso vencer essas questões seja algo muito difícil, não exite em procurar um apoio profissional.

“Tudo depende de como vemos as coisas e não de como elas são.” Carl Gustav Jung

Receba nossos posts por e-mail

Melhore sua vida profissional

Muito obrigada! Logo entraremos em contato.
Oops! Algo não funcionou como deveria, confira seus dados!
Nós odiamos lixo eletrônico, tanto quanto você.

Acompanhe:

Adicione a Self no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.Facebook da Self Coaching & Training, Coach e Treinamentos focados em melhorar seus resultados em Curitiba e regiãoInstagram da Self Coach and Training Curitiba. Conheça o método que vai mudar sua vida profissional.Adicione a Self no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.Adicione a Self no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.
Grimpo Comunicação, atraia mais clientes através da internet. Criação de Sites, Marketing Digital e mais serviços pensados para aumentar seu faturamento.