13/10/2015

Quem não arrisca não erra

Mas também não acerta

Faz algum tempo que a visão das pessoas em torno desse assunto está ampliando, entretanto, para uma grande parte da humanidade ainda é muito difícil assumir, aceitar e aprender com o erro.

O fato de não admitir que errou, ou então, permitir que o outro erre pode destruir relacionamentos familiares, amizades ou criar problemas generalizados nas empresas.

Essa visão equivocada e, muitas vezes rígida, passa de pai para filho, pois muitos adolescentes e jovens não se permitem errar e sofrem quando acontece.

Numa análise detalhada, em que cada situação tem sua particularidade, entendemos que existem também razões diferenciadas para que isso aconteça. Além de questões culturais, o histórico de vida, valores internos e familiares, percepção das situações, crenças arraigadas, interferem diretamente no processo.

A não admissão de que está errado(a) está muito vinculada ao orgulho, uma emoção que todos temos, embora muitas vezes não seja percebida.

Muitos associam o erro ao fracasso, à incompetência, como se não fosse algo que acontecesse com todas as pessoas. Mas o que deve ser observado é, principalmente, quando a rigidez consigo mesmo e com os outros aumenta, gerando sofrimento agudo quando o equívoco acontece, seja ele por questões de planejamentos equivocados, falta de atenção ou despreparo.

É inviável se desenvolver, se preparar, aprender, sem cometer erros, além de que a nossa mente se desenvolve muito mais quando erramos, do que quando apenas acertamos, pois temos a oportunidade de refletir sobre as razões que nos levaram a errar, como poderíamos ter feito diferente, quais os planejamentos possíveis para remediar a situação.

Existem pessoas que se paralisam diante das oportunidades que surgem na vida, mesmo que elas tragam a possibilidade de prosperidade e felicidade, por receio de fazer uma escolha errada. Nesse caso entra a emoção básica medo, a qual é chamada de básica porque é inerente ao ser humano. O medo não deve ser visto como vilão, pois tem a intenção positiva de preservação. Mas deve ser observado quando ele cria uma paralisação diante da vida, impedindo de prosperar e ser feliz.

Para mudar essa perspectiva é muito importante que o erro seja visto de forma diferente, como um processo natural, que gera desenvolvimento, crescimento, o que não tem a menor relação com descaso diante dos acontecimentos.

Ressignificar o erro, enxergando a intenção positiva dele, quais aprendizados obteve com o erro, o que poderia fazer diferente, muda toda a trajetória e percepção dos fatos.

Será nítido que com o tempo o indivíduo se desenvolverá e passará a acertar mais do que errar, o que não significa que nunca mais errará, pois o ser humano está em constante desenvolvimento.

Portanto se cometer um erro, admita que errou, e tenha certeza de que as pessoas te respeitarão muito mais por isso, do que se você teimar e não admitir ter se equivocado.

“O maior erro é não querer errar nunca, não aceitar que erra e não aprender com seus equívocos”. Daiane Cordeiro

As empresas podem dar passos largos rumo ao crescimento, estimulando suas equipes a refletirem sobre erros cometidos, em que uns aprendem com os outros, incentivam colegas, trocam ideias, conhecimentos, experiências.

“Ama a verdade, mas perdoa o erro.” Voltaire

Receba nossos posts por e-mail

Melhore sua vida profissional

Muito obrigada! Logo entraremos em contato.
Oops! Algo não funcionou como deveria, confira seus dados!
Nós odiamos lixo eletrônico, tanto quanto você.

Acompanhe:

Adicione a Self no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.Facebook da Self Coaching & Training, Coach e Treinamentos focados em melhorar seus resultados em Curitiba e regiãoInstagram da Self Coach and Training Curitiba. Conheça o método que vai mudar sua vida profissional.Adicione a Self no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.Adicione a Self no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.
Grimpo Comunicação, atraia mais clientes através da internet. Criação de Sites, Marketing Digital e mais serviços pensados para aumentar seu faturamento.