11/4/2018

Santo de casa faz milagre?

Você pode experimentar

Santo de casa faz milagre?

Você pode experimentar

Pode ser que você já tenha dito ou ouvido o jargão “Santo de casa não faz milagre”, que corresponde a uma crença de que as recomendações daqueles que estão perto não são consideradas, ouvindo apenas de pessoas distantes.

É muito comum o ser humano não ouvir, dar atenção ou respeitar as pessoas de dentro de casa e dar atenção e valor para às pessoas que estão fora do contexto familiar. Isso se estende também em vários outros grupos, como no trabalho e com os amigos.

Mas por que será que isso acontece?

Não existem respostas exatas, mesmo porque, cada ser humano é diferente do outro, no que diz respeito à sua criação, sentimentos, defesas, crenças que recebeu dentro de casa e as que acatou fora também, genética, etc. Muitas vezes as razões não são percebidas, são inconscientes, não identificando o que leva a agir ou reagir de determinada maneira .

Levanto algumas hipóteses,  para reflexão:

• Competição entre as pessoas, para não demonstrar que precisa do outro, ou então, aceitar informação dele.

• Não querer admitir que o outro pode ser bom em algo que você não é;

• Medo de mostrar fragilidade, vulnerabilidade; 

• Não dar valor ao outro, o que pode refletir a própria falta de autovalorização;

• Medo de conflitos, por não concordar ou gostar da opinião, recomendação do outro;

• Medo de chatear o outro, se você não gostar de algum serviço prestado por ele, então surge um medo de que a pessoa não entenda e se ofenda, caso você reclame;

• Crença limitante adquirida da família “Santo de casa não faz milagre” ou “nunca contrate um familiar para nada”;

• Baixa autoestima coletiva: crença de que por sermos um país de terceiro mundo, com vários problemas internos, tudo proveniente dos países de primeiro mundo será melhor.

O fato é que essa descrença em quem está próximo gera chateações, mágoas, conflitos, de qualquer forma, porque muitas vezes as pessoas se sentem desvalorizadas pelos seus afetos.

Talvez você já tinha visto notícias ou conheça alguém bem próximo que foi convidado para prestar serviços fora do próprio país, ficou famoso em outro país, foi noticiado e, quando voltou para casa, não só foi muito mais respeitado pelo sociedade, como pela própria família. Mas será que o talento já existia ou foi totalmente desenvolvido enquanto estava fora?
Claro que as pessoas desenvolvem e aprimoram suas habilidades, mas nesse exemplo é nítido como pessoas de fora podem valorizar muito mais, comparado aos que estão próximos.

Será possível corrigir esse comportamento?

Talvez não exista correção, mas acredito que a principal alternativa deve ser cada um consigo mesmo, ou seja, em primeiro lugar de se dar o devido valor, identificando comportamentos e atitudes positivas e construtivas que você possui, ou mesmo, que vem desenvolvendo. Em segundo lugar é, da mesma forma que você passa a se valorizar, valorizar mais quem está próximo a você, dentro do melhor que cada um tem a oferecer.

Caso a pessoa faça algo que não está de acordo com suas expectativas, a conversa sincera será a melhor alternativa, mas para ela, é importante ter escuta ativa dos dois lados, diálogo em que ambos possam expor sua visão e construir juntos soluções melhores. 

Não podemos, tampouco temos o direito de escolher mudar o outro, apenas podemos mudar a nós mesmos!

"Que a beleza do que você ama seja o que você faz." Rumi

Receba nossos posts por e-mail

Melhore sua vida profissional

Muito obrigada! Logo entraremos em contato.
Oops! Algo não funcionou como deveria, confira seus dados!
Nós odiamos lixo eletrônico, tanto quanto você.

Acompanhe:

Fale com a Daiane Cordeiro Coach em Curitiba pelo whatsappFacebook da Daiane Cordeiro Coaching & Training, Coach e Treinamentos focados em melhorar seus resultados em Curitiba e regiãoInstagram da Daiane Cordeiro Coach and Training Curitiba. Conheça o método que vai mudar sua vida profissional.Adicione a Daiane Cordeiro no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.Adicione o canal da Daiane Cordeiro Coach em Curitiba
Grimpo Comunicação, atraia mais clientes através da internet. Criação de Sites, Marketing Digital e mais serviços pensados para aumentar seu faturamento.