8/8/2018

"Se não pode com ele..."

"Junte-se a ele."

Talvez você já tenha ouvido essa frase, ou mesmo, falado, referenciando a outra pessoa. Contudo, aqui trago outra visão complementar, visto que é muito comum nós seres humanos carregarmos características herdadas dos nossos pais, nem sempre aceitas, muitas vezes rejeitadas. Esse movimento pode acontecer fortemente quando filhos e pais têm desavenças ou dificuldade de relacionamento, mas também pode ocorrer quando ambos se relacionam bem.

Raramente se admite ter características que são desagradáveis nos outros, muito menos nos próprios pais, como aquelas que você passou a vida toda criticando e, sem perceber, as repete constantemente.

Inevitavelmente os filhos vão herdar comportamentos dos pais, pois foram suas referências iniciais. Mesmo quando existe uma ruptura e o contato se perde, é possível perceber essas heranças.

Ao invés de negar, lutar contra e/ou reprimir, é muito mais saudável enxergar, aceitar e acolher, para então poder fazer algo, se for o seu desejo.

Sugiro um exercício muito simples, para contribuir nessa identificação:

1. Anote em uma folha características do seu pai, se preferir, agrupe as características positivas e as negativas. 

2. Em outra folha, faça o mesmo com as características da sua mãe.

3. De forma bem sincera, em outra folha, escreve as suas características.

4. Faça um comparativo e marque as que coincide entre você e seus pais.

Esse simples exercício contribui para que você possa identificar as semelhanças e, à partir desse material, poder refletir se algumas características ainda são necessárias para você ou não, de que forma contribuem ou atrapalham, quais as razões que te levam a mantê-las e, então, traçar um planejamento para o desenvolvimento daquilo que deseja alterar.

O fato de reprimir algo dentro de nós, não faz com que não exista, apenas você pode tornar-se refém de atitudes não percebidas, com resultados indesejados, sem reconhecer como contribuiu para eles.

O que negas, te subordina. O que aceitas, te transforma. ” Carl Gustav Jung

Receba nossos posts por e-mail

Melhore sua vida profissional

Muito obrigada! Logo entraremos em contato.
Oops! Algo não funcionou como deveria, confira seus dados!
Nós odiamos lixo eletrônico, tanto quanto você.

Acompanhe:

Adicione a Self no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.Facebook da Self Coaching & Training, Coach e Treinamentos focados em melhorar seus resultados em Curitiba e regiãoInstagram da Self Coach and Training Curitiba. Conheça o método que vai mudar sua vida profissional.Adicione a Self no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.Adicione a Self no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.
Grimpo Comunicação, atraia mais clientes através da internet. Criação de Sites, Marketing Digital e mais serviços pensados para aumentar seu faturamento.