16/7/2019

Quando e como contratar

Série: Contratações e demissões

SÉRIE: CONTRATAÇÕES E DEMISSÕES

Quando e como contratar?

Entramos em uma nova fase dos conteúdos do Blog e a novidade é que faremos uma série de conteúdos, ou seja, dentro de um tema 'macro', trataremos subtemas.

Para dar o pontapé inicial a essa fase,  estrearemos com uma primeira série de conteúdos sobre ‘contratações e demissões’, pois embora pareça muito claro como o processo acontece para alguns, muitos não fazem ideia dos passos seguidos e de todo o trabalho feito, até porque as empresas se comportam de forma bastante diferente.

Carreira, contratação, Recrutamente e Seleção

Por que contratar?

Dentro do tema, primeiro vamos entender o começo do processo, portanto, quando contratamos um profissional e como isso ocorre, considerando, apenas, empresas que possuem uma área específica para esse trabalho.

Geralmente as contratações se dão em duas situações:

  • crescimento da empresa ou
  • reposição de profissionais para determinada posição da empresa.

Independente das situações, é fundamental um bom planejamento, pois mesmo em caso de reposição, pode ser o momento de algumas reavaliações, inclusive através do levantamento do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) da equipe.

Recrutamento e Seleção

As empresas possuem uma subárea dentro dos Recursos Humanos (RH), chamada de Recrutamento e Seleção (R&S). Antes de iniciar processos seletivos é importante que o RH já tenha delineado os perfis de cada posição da empresa, trabalho alinhado, inclusive, com Cargos e Salários.

Empresa, equipe, pessoas, perfis, recrutamento e seleção

O R&S recebe as demandas de profissionais a serem contratados e sua missão é de analisar os melhores candidatos para ocupar as vagas disponíveis, avaliando competências técnicas, comportamentais, bem como, o alinhamento do profissional com a cultura organizacional. Diante disso é muito importante que o departamento de R&S esteja envolvido e alinhado com a cultura da empresa, bem como com as demais áreas. Além disso, o R&S precisa estar atendo às melhores práticas, atualizado em relação às mudanças e comportamento da empresa, nível satisfação da equipe, produtividade e índices de turnover, para que as devidas ações possam ser tomadas.

As etapas seguidas no processo de R&S são bastante particulares de cada empresa, mas existem algumas práticas comuns, como por exemplo, dependendo da demanda, existem empresas que contratam Consultorias para selecionar candidatos dos quais passam por um primeiro filtro, ou seja, participam de entrevistas, testes psicológicos, atividades em grupo, etc, para verificação do perfil do candidato, se está compatível com a posição a ser assumida. Após passar por essa primeira etapa, será encaminhado para o R&S da empresa cliente que pode optar em uma nova avaliação pelo R&S, ou mesmo, encaminhar diretamente para o responsável solicitante.

Empresas usam processos diferentes

Algumas empresas não contratam Consultorias e optam por ser assinantes de Redes sociais profissionais e/ou usar divulgações das mais variadas para atrair talentos e executar as etapas de testes, entrevistas, atividades em grupo, etc.

Muitas empresas contratam consultorias e também buscam talentos nas redes sociais profissionais.

O fato é que, independente do formato, tanto líderes de R&S, RH e demais áreas, precisam ter consciência de que um bom processo de Recrutamento e Seleção pode garantir economia de tempo e dinheiro, tanto da própria área de R&S, quanto para gestores das áreas solicitantes. Caso isso não esteja acontecendo vale a pena reavaliar processos, condições e momento do mercado.

No próximo conteúdo falaremos sobre entrevistas. Qual enfoque? Você saberá na próxima semana, não perca, valerá a pena.

Revisão: Felipe Caldeira

Receba nossos posts por e-mail

Melhore sua vida profissional

Muito obrigada! Logo entraremos em contato.
Oops! Algo não funcionou como deveria, confira seus dados!
Nós odiamos lixo eletrônico, tanto quanto você.

Acompanhe:

Fale com a Daiane Cordeiro Coach em Curitiba pelo whatsappFacebook da Daiane Cordeiro Coaching & Training, Coach e Treinamentos focados em melhorar seus resultados em Curitiba e regiãoInstagram da Daiane Cordeiro Coach and Training Curitiba. Conheça o método que vai mudar sua vida profissional.Adicione a Daiane Cordeiro no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.Adicione o canal da Daiane Cordeiro Coach em Curitiba
Grimpo Comunicação, atraia mais clientes através da internet. Criação de Sites, Marketing Digital e mais serviços pensados para aumentar seu faturamento.