21/3/2018

Você tem medo de contratar?

Sabe de alguém que tem?

Você tem medo de contratar?

Embora pareça absurdo, alguns líderes reprovam excelentes profissionais em processos seletivos, que trariam ótimas soluções para a Empresa, por medo de serem substituídos, colocando em risco seu próprio resultado.

As empresas devem, ou pelo menos deveriam, estar estruturadas para a realização de processos seletivos de profissionais para ocupar os mais variados postos de trabalho. Para tanto, existem alinhamentos de perfil para os cargos a serem ocupados, com os requisitos necessários, tanto no que tange o conhecimento técnico, quanto as habilidades comportamentais. Diante desse material, é possível ir em busca de um profissional no mercado, de forma mais assertiva. A área responsável pelo processo seletivo poderá então, dentro das etapas  de cada empresa, seguir com o recrutamento e seleção, até o momento do líder entrevistar os profissionais selecionados.

É natural certo desalinho entre a área que tem maior foco no comportamento do candidato e o líder que possui um olhar mais voltado para questões técnicas, o que pode ser minimizado com diálogo e experiência.

O ponto mais sensível está em alguns líderes que recusam profissionais muito competentes para determinadas funções, por perceber que esses candidatos performam melhor que eles mesmos, o que deveria ser muito bom, se não fosse a insegurança do líder em perder seu posto.

Um líder não precisa ser expert em tudo da sua área, mas deve sim trazer experts na sua equipe e os conduzir adequadamente, para extrair o melhor deles.

Quando um profissional deixa de contratar outro, por insegurança, é imprescindível que ele tome consciência do seu comportamento para corrigir o mais breve possível, pois, com certeza, está prejudicando a si mesmo, antes da própria empresa.

Esse cenário perigoso não se detém apenas nas contratações de funcionários, mas também, quando existe demanda de terceirização de serviços para outras empresas, por necessidade de conhecimento técnico, experiência, isenção e/ou imparcialidade. No caso de alguns serviços, o adequado é contratar outra empresa ou um profissional autônomo, visto que se coloca em risco a equipe, quando feito internamente.

Para evitar que quaisquer uma das situações ocorram, os gestores devem manter-se atualizados, focados no Mercado, em constante desenvolvimento e evolução. O Diretor de um ex colega de trabalho dizia para ele “Você tem que ser bom para o mercado, porque se você focar em ser bom apenas para a nossa empresa, você não será bom o suficiente”. Entendo que ele buscava demonstrar o quanto o profissional precisa estar antenado, manter-se ativo, atualizado, evitar a zona de conforto para não ficar para trás.

Para que Gestores cuidem das suas carreiras, sentindo maior segurança na posição ocupada, seguem algumas dicas:

– relacionamento é um dos pontos chave, não só com colegas de trabalho, mas fora da empresa, pois é possível reciclar ideias, respirar de forma diferente e saudável, a partir da experiência do outro. Organize sua agenda para participar de eventos periodicamente.

– verifique quais são seus GAPS em relação à posição por você representada. Com esse levantamento, crie um planejamento para saná-los ou reduzí-los.

– lembre-se de que você pode não dar conta de tudo, tampouco tem obrigação disso, com isso, busque apoio profissional para o seu desenvolvimento, caso perceba necessidade.

Ao olhar para o próximo século, os líderes serão aqueles que capacitam os outros.” Bill Gates

Receba nossos posts por e-mail

Melhore sua vida profissional

Muito obrigada! Logo entraremos em contato.
Oops! Algo não funcionou como deveria, confira seus dados!
Nós odiamos lixo eletrônico, tanto quanto você.

Acompanhe:

Fale com a Daiane Cordeiro Coach em Curitiba pelo whatsappFacebook da Daiane Cordeiro Coaching & Training, Coach e Treinamentos focados em melhorar seus resultados em Curitiba e regiãoInstagram da Daiane Cordeiro Coach and Training Curitiba. Conheça o método que vai mudar sua vida profissional.Adicione a Daiane Cordeiro no seu linkedin e saiba todas nossas novidades.Adicione o canal da Daiane Cordeiro Coach em Curitiba
Grimpo Comunicação, atraia mais clientes através da internet. Criação de Sites, Marketing Digital e mais serviços pensados para aumentar seu faturamento.